quarta-feira, 13 de outubro de 2010

De volta á Selva de Pedras!











Não foi suficiente o tempo do recesso do LN, pois nestas viagens pude encontrar coisas preciosas que estava me impedindo de voltar. Mas a força maior fez com que eu voltasse. Existe a parte boa desta história, que é a de contar como foi o processo documental de tudo isso.
Minas Gerais, cidade de Ilicínea, onde meu pai José mora. Lá, onde existe a riqueza de simplicidades, gostosíssimos pães de queijo e comida no forno de lenha, procurei documentar realmente as coisas simples do cotidiano dos sul-mineiros. Passeios pelas casas dos parentes, crianças nas ruas, aproveitando a chuva e descobrindo coisas novas todos os dias. O tempo que passei por lá (3 dias) deu pra me concentrar e buscar realização interior, e aprender a lidar com as situações difíceis em relação á vida.

Já na cidade de Bélem no Pará que me recebeu cuidadosamente por 7 dias, uma história e cultura completamente rica, e cheia de contextos, vitalidade, sorrisos, astúcias, simplicidade, e o melhor de tudo que pude encontrar: solidariedade. Comidas típicas fora de série, uma mistura indígena que dá água na boca. Impressionante a importância, talento, satisfação e recepção que esse povo tem com a ARTE. É de uma impressão tão bonita, a leitura e como lidam com a linguagem visual e tudo mais que envolva a criatividade, que fui surpreendida a cada momento até o último dia de estadia por lá.

Uma coisa que pude concluir também, é de que, o BRASIL, é maravilhosamente mais rico do que eu pensava. E poder explorar tudo isso (que considero pouco ainda) só faz eu NÃO me satisfazer e despertar a vontade de querer todos os dias, muito mais do que um mero escritório e preocupações acumuladas. Desperte em você também, e que na primeira oportunidade que tiveres pra conhecer qualquer outra cultura, tenha certeza de que será valiosamente certeira em seu conhecimento que carregarás pra sempre!

Carol Santos.

Confira algumas fotos e veja mais em: www.flickr.com/photos/carolsantosfotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário